Alguns clássicos do Rock Parte I

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

The Clash, bem além do quê minis-pistols...


The Clash foi uma banda foi uma banda inglesa de Punk Rock, formada em 1976, pelo vocalista Joe Strummer, pelo guitarrista principal  Mick Jones,  pelo baixista Paul Simonon e pelo baterista Nick Topper Headeson.

Joe Strummer foi á um show do Sex Pistols, e encantado pelo movimento punk que acabava de sugir, ele resolve acabar com a sua banda chamada "101'eres", e em 24 horas foi formado o "The Clash". Para formar a nova banda, ele chama o baterista Terry Chimes, o guitarrista Mick Jones, o baixista Paul Simono, Keith Levene como guitarra guia.

Depois de cinco shows da banda, por motivos não explicados, Levene deixa a banda, porém ninguém entra em seu lugar.

Terry Chimes também deixa a banda, porém ele é proíbido de deixar completamente a banda até que o primeiro álbum da banda fosse concluído.

Em 1976, a banda realiza o seu primeiro show, como banda de apoio do Sex Pistols.

Em abril de 1977, a banda lança o seu primeiro disco que continha o mesmo nome da banda (The Clash), que continha letras sinceras,digo várias verdades ditas diretamente, sem rodeios, contendo até alguns Reggaes. Mas ainda sim a banda tinha um sucesso considerável no país.



Após o disco ser lançado, Terry Chimes sai da banda e assim, entrando em seu lugar o novo baterista Topper Headeson.

Em 1978, a banda lança o seu segundo álbum intitulado de "Give Enough Rope", um tremendo sucesso no país, alcançando o segundo lugar na parada britânica, mas por incrível que pareça, o álbum não alcançou o sucesso que a banda tanto queria, ou seja, no Estados Unidos, então para divulga-lo no país, a banda organiza uma turnê pelo país para divulgar melhor o álbum. Mas o sucesso da banda veio mesmo em dezembro de 1979, com o seu terceiro álbum intitulado de "London Calling", um álbum que continha as letras diferenciadas do primeiro, porém as melodias seguiam o mesmo estilo.
"London Calling", foi um sucesso tanto na Inglaterra quanto nos Estados Unidos, considerado o melhor álbum da banda.



Em dezembro de 1980, a banda lança o seu álbum duplo chamado "Sandinista", um álbum bem diferente dos outros, que misturava reggae com o jazz, gerando uma coisa meio "disco", o que não agradou nada os seus fãs ingleses, fazendo cair as vendas na Inglaterra, porém indo bem nos Estados Unidos, e a banda saiu em turnê mundial.



Mas em maio de 1982, o grupo retorna as paradas com tudo com o seu novo álbum chamado "Combat Rock", um álbum interessante, o sucesso do "Combat Rock" foi tanto que acabou se tornando o álbum mais vendido da banda!



Por conta das drogas, Topper Headson é expulso da banda, e então o antigo baterista, Tery Chimes, para tocar na turnê do álbum, porém só fica durante a turnê da banda, e logo sai convencido de que a banda não duraria muito tempo, já que os integrantes viviam brigando entre si.

Em 1983, a banda expulsa Jones, apontado como o principal causador das brigas.
E então começa a nova formação: Nick Shepperd e Vince White são os novos guitarrista e Pete Howard é o novo baterista, com a questão dos integrantes resolvidas, a banda retorna aos palcos em 1984, e no fim do ano até anunciam um novo álbum.

Em 1985, a banda lança o seu álbum "Cut the Crap", qual também não foi tão bem-aceito pelo público, levando-os a se apresentar de graça em esquinas da Escócia e da Inglaterra.



O The Clash já não era o mesmo do início, Jones já havia saído da banda por desentendimento com os integrantes, Topper também saiu devido ao seu problema com drogas, Terry também já tinha saído, fora as críticas que a banda estava recebendo com o novo álbum, então em 1986, Strummer resolve acabar de vez com a banda.

Em 22 de dezembro de 2002, Joe Strummer foi encontrado morto em sua casa, ele faleceu vítima de um ataque cardíaco.








Nenhum comentário:

Postar um comentário