Alguns clássicos do Rock Parte I

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Jimi Hendrix, não só um dos maiores guitarristas...



James Marshall Hendrix ou Jimi Hendrix foi um importante compositor e guitarrista. Nascido no dia 27 de novembro de 1942, em Seattle, Washington, Estados Unidos, Hendrix é considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos, apesar de nunca ter tido aulas para aprender a tocar o instrumento.

Jonh Allen Hendrix passou a sua infância ao lado da sua avó materna, onde tinha que cuidar do seu irmão mais novo, Leon. Ele mudou o seu nome quando tinha 3 anos, após o seu pai voltar da Europa. Seus pais se divorciaram quando ele tinha apenas 9 anos, e a sua mãe faleceu quando ele tinha apenas 16.

Há duas versões sobre o seu primeiro instrumento: a que um dia, catando sucata junto ao seu pai, Jimi encontrou ukelele que continha apenas uma corda e a que o seu primeiro violão foi dado pelo seu pai, quando ele tinha 15 anos, de qualquer modo, um ano mais tarde ele comprou a sua primeira guitarra acústica, pondo-o no futuro da sua vocação.

Depois de Hendrix tocar em várias bandas em Seattle, ele alista-se ao exercito onde serve por 1 ano, e sai de lá após fraturar o tornozelo.

Hendrix alista-se para a guerra do Vietnã, porém nunca esteve em combate, porém suas gravações se tornaram as favoritas entre os soldados que lá lutavam.

A partir de 1964, Hendrix passa a se dedicar a música com a sua primeira aparição na banda Isley Brothers. Hendrix passa a tocar em bandas de apoio de Blues e Soul, como B.B King, Curti Knight e em 1965, com Little Richard.

Em outubro do mesmo ano, Hendrix assina um contrato com o empresário Ed Chaplin.

Em 1966, Jimmi já tinha a sua própria banda "Jimmi James And The Blue Fames", eles costumava a tocar no "Café Wha?" , um clube localizado na cidade de Nova Iorque. Enquanto trabalhava lá, Jimmi acabou sendo descoberto por Chas Chandler, baixista do The Animals.


 Chandler o leva para a Inglaterra, eles assina um contrato com o seu produtor musical e ajudou-o a formar uma nova banda chamada "The Jimi Hendrix Experience", com o baixista Noel Redding e o percussionista Mitch Mitchell.


A banda começa a se apresentar em vários clubes do país, e Hendrix rapidamente fica famoso pelo país.

Em dezembro do mesmo ano, Jimi regrava "Hey Joe", canção de Billy Roberts. A canção é um sucesso por todo o país, ficando mais conhecida na voz de Hendrix.

Em janeiro de 1967, Jimi lança a confusa e expressiva "Purple Haze", e em maio do mesmo ano, Hendrix lança a triste "The Wind Cries Marie", ambas, além de Hey Joe, são um sucesso, parando no Top 10 da parada britânica, tornando Jimi um importante astro do Rock.

Hendrix e a sua namorada, Katy Echigham, mudam-se para Londres, e vão morar numa casa que um dia pertenceu ao músico Georg Friedrich Handel.

Em 1967, O grupo lança o seu álbum de estreia intitulado de "Are you Experienced", um álbum ousado e ao mesmo tempo com um ar romântico, resultado: o álbum é um sucesso no país.


Era março de 1967, Hendrix tocava para uma grande plateia, o cara era um gênio! Ele tocava com os dentes, tocava de costas, fora a apresentação de Wild Thing,  mas havia um problema: ele tocava para uma platéia desanimada, sem empolgação com suas músicas. Foi aí que em sua última música (uma apresentação raivosa de Wild Thing), com raiva da falta de empolgação da sua platéia ele coloca fogo em sua guitarra. Essa cena ficou marcada na história do Rock, sendo uma das cenas mais clássicas da sua carreira.

No mesmo ano, o grupo lança o seu segundo álbum, intitulado de "Axis: Bold As Love", um álbum com as melodias meio hippies, semelhantes ao primeiro, e letras profundas e ao mesmo tempo ousadas, como sempre.

Jimi nunca se deu bem com o seu baixista, Noel, ambos viviam brigando. No dia 4 de janeiro de 1968, sob o feito de droga, Hendrix é preso por destruir o quarto de hotel que Noel estava hospedado, durante uma turnê na Suécia. Hendrix foi acusado por dano criminal , tendo que se apresentar diariamente o pátio da delegacia por duas semanas. No dia 16 de janeiro, Hendrix teve seu julgamento e foi liberado sob a multa de k 3.200,00.

As brigas continuam, e assim se tornando a gravação do terceiro álbum da banda, "Eletric Layland" sendo gravado de um modo muito problemático.


Hendrix volta para o Estados Unido, e lá começa a desenvolver o seu estúdio de música, chamado "Eletric Land", que só fica pronto no próximo ano.

O perfeccionismo de Hendrix, fez com que Chas Chandler deixasse a banda. Chandler se queixava da insistência de Hendrix em querer repetir tomadas de gravação a cada música.

Devido a relação com os seus colegas de trabalho, especialmente com o Noel, o Jimi Hendrix Experience se desfez em junho de 1969.

Em agosto de 1969, Jimi forma uma nova banda chamada "Gypysy Suns And Rainbows", formada por Jimi na guitarra (óbvio), Billy Cox no contra-baixo, Mitch Mitchell na bateria, Larry Lee foi trazido á banda  como segundo guitarrista e Jerry Velez e Juma Sultan ficaram com a percussão. A banda toca no festiva Woodstock, onde faz uma apresentação do hino americano distorcida e com sons de guerra.



A banda não durou muito tempo, e então o levando a formar uma nova banda na virada do ano novo de 1969 para 1970, chamada "Band of Gypsys", com o seu velho amigo, Billy Cox no baixo e Budd Miles na bateria.



A partir de janeiro Jimi vem se metendo em polêmicas: a primeira em janeiro de 1970, quando após ele ter usado ácido, perguntado a uma garota da platéia se ela estava menstruada, e depois dito "Nós não estamos bem", e saído do palco. E em agosto tocando no palco com Mitch e Cox demonstrado desapontamento por seus fãs ouvirem os seus antigos clássicos, mas não suas novas músicas. Levando-o a ser recebido com insultos e vaias dos seus fãs, quando se apresentou no Festival Freehman. Mal sabendo eles que essa seria a sua última turnê europeia.

Jimi em busca de uma noite inteira de sono, Jimi conversa sobre uns comprimidos de dormir com uma patinadora do gelo chamada "Monika Danneman", ela lhe dar alguns, quais juravam ser "poderosos". Sem saber quantos tomar, Jimi toma nove de vez, sendo que a sua dosagem seria apenas meio comprimido e acaba tendo uma overdose, ele chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do hospital. Nessa época o racismo era grande, e a falta de cuidado com os negros era grande: não havia nenhum paramédico na parte de trás da ambulância junto à Hendrix, levando-o a morrer engasgado com o próprio vômito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário