Alguns clássicos do Rock Parte I

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Thin Lizzy


Thin Lizzy é uma banda irlandesa de Hard Rock,ativa desde 1969, composta originalmente pelo  cantor Phill Lynott, pelo guitarrista Eric Bell, pelo baterista Brian Downey e pelo tecladista Eric Wrixon,formada em Dublin, Horlanda, a banda tem 13 álbuns de estúdio.

A banda começou assinando contrato com o selo Decca, em 1970, onde lançaram os seus três primeiros álbuns.

O álbum intitulado com o próprio nome da banda, "Thin Lizzy", foi o primeiro de todos, o álbum que continha músicas profundas, chegando algumas vezes a serem tristes, o estilo foi classificado como uma mistura de blues e folk.

O segundo álbum da banda foi o chamado "Shades Of A Blue Orphanage", onde tanto as letras quanto as melodias já estavam um pouco diferentes, as letras não eram tão depressivas quanto no começo, embora algumas ainda fossem, e as melodias...As melodias já não eram tão lentas quanto antes! Chegando até em algumas músicas ter uma pegada country.

Embora esses álbuns tenham sido brilhantes, a banda só começou a ter sucesso em 1973, com a música "The Rocker".

No mesmo ano, o guitarrista Eric Bell deixou a banda, alegando não poder lidar com tudo isso, e foi substituído pelo guitarrista Gary Moore, Gary não permaneceu na banda, levando a logo depois eles fazerem audições e Brian Robertson e Scott Gorhan, foram os mais qualificados, então eles entram para a banda.

Em 1974, eles lançam o álbum intitulado de "Nightlife", que continha letras sinceras,ás vezes ousadas e as melodias seguiam o mesmo estilo.

Em 1975, eles lançam o álbum "Fighting", com suas letra inconfundíves e melodias que muitas vezes dava um ar de simples, porém não eram.

Em 1976, a banda lança o álbum intitulado de "Jailbreak",o qual acabaram adquirindo fama internacional.

Em 1977, eles lançam os dois álbuns chamados "Jonny The Fox" e "Bad Reputation".

Em 1978, eles lançam o álbum "Live And Dangerous", o primeiro álbum da banda gravado ao vivo. O mesmo continha letras interessantes e sinceras, além dos solos incríveis.

Brian Robertson deixa o grupo, e é substituído por Gary Moore.

Em 1979, a banda lança o álbum Black Rose, um álbum com melodias incríveis e as letras com o típico jeitinho do Lynott contar histórias através da música, e diria que até mais ousadas que no começo.

A partir de 1980, a banda começa a ter problemas, com Lynott se afundando cada vez mais nas drogas e Gary Moore sai da banda e é substituído pelo guitarrista Snowy White, e Phil resolve lançar o seu primeiro álbum solo, intitulado de "Solo In Soho", e a banda lança o álbum "Chinatown".

Em 1981, eles lançara o álbum "Renegade", um álbum de Hard Rock, com melodias bem diferentes das do inicio, letras mais rebeldes, mais desencanadas, nele Darren Wharton foi quem assumiu os teclados e no mesmo ano Snowy White deixou a banda.

Em 1982, Phill lança mais um álbum solo chamado "The Phill Lynott Álbum", Jonh Sykes quem assume a guitarra, no mesmo ano a banda grava o seu último álbum intitulado "Thunder and Lighthing".

Apesar de todo o seu ótimo material, desde as letras aos solos loucos de guitarra á linda voz do vocalista, a banda inexplicavelmente não tinha tanto sucesso quanto na época de Jailbreak, e o principal^: o problema de Lynott com as drogas que via cada vez mais piorando, então eles resolvem acabar com a banda.

Em 1983, a banda faz uma turnê de despedida e duas apresentações na Inglaterra, e o seu último álbum ao vivo chamado "Life".

Não conformado com o fim do Thin Lizzy, Phill Lynott monta uma nova banda chamada "Grand Slam", que era formada por ele, Jonh Sykes e Brian Downey. Downey saiu e Sykes foi para outra banda, então a banda passou a ser integrada por: Robbie Brennan na bateria, Laurence Archer na guitarra, Mark Stanway nos teclados e Donald "Doish" Nagle era o segundo guitarrista. Para os críticos, a banda não passava de uma versão infeliz do Thin Lizzy, até ocorrer alguns lançamentos. Infelizmente, a banda não foi muito longe, nenhuma gravadora queria contratar-los, então os companheiros de banda a deixa, forçando-o a acabar com a banda.

Em 4 de janeiro 1986, Phill Lynott morreu após ele ter tido um colapso devido as drogas e ter ficado internado no hospital por 10 dias, ele morreu vítima de insuficiência cardíaca e pneumonia.

Felizmente a banda resolveu voltar em 1996, com Jonh Sykes assumindo os vocais, porém em 2009 ele saiu e agora é Scott Gornham quem assume os vocais, para alegria de todos a banda voltou e segue na ativa até hoje, mas infelizmente eles se apresenta apenas com as composições que eles já tinham, sem ocorrer nenhum lançamento.

Em 6 de fevereiro de 2011, Gary Moore foi encontrado morto por das 4 da manhã, no seu quarto de hotel na Espanha, após ter ingerido muita bebia e morrido sufocado por seu próprio vômito.









Nenhum comentário:

Postar um comentário