Alguns clássicos do Rock Parte I

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Sex Pistols, e a sua atitude....


Sex Pistols foi uma banda de Punk Rock, formada em Londres, Inglaterra, Reino Unido, em 1975, pelo vocalista Jonny Rotten, pelo baixista Glen Matlock (mais tarde substituído pelo Sid Vicious), pelo guitarrista Steve Jones e pelo baterista Paul Cook.

Tudo começa na banda The Strand, ou também conhecida como The Swanks, formada em 1972, composta por Steve Jones nos vocais, Paul Cook na bateria e Wally Nightingale na guitarra. Além disso, pela banda também passou o baixista Stephen Hayes (que em pouco tempo foi substituído por Del Noones) e o tecladista Jim Mackin. 

Os membros costumavam passar boa parte do tempo nas lojas de roupas King’s Road e a Too Fast Too Live,Too Young To Die, que pertencia a Malcom McLare e a sua mulher Viviane Westwood, inaugurada em 1971, com o nome de Let It Rock, qual venderia instrumentos, qual o mesmo mais tarde em 1972 mudaria para focar em outra moda retrô, o visual mais Marlon Brando.

Os membro da The Swanks, tocavam com instrumentos roubados. Em 1974, Jones propõe a McLare que ele na banda, e ele se torna o empresário da banda, Glen Malock, um estudante de artes e também um funcionário da Too Fast Too Live, Too Young To Die é chamado para ser baixista da banda.

O tempo passa, e já é maio de 1975, McLare retorna a Londres, pois ele havia viajado em novembro para gerenciar a carreira de uma banda de punk rock chamada "New York Dolls", e de lá traz uma guitarra.
 A banda que ensaiava regulamente supervisionados por Bernad Rodhe (amigo de McLare) , e já havia feito o seu primeiro show e nessa época havia adotado o nome de QT Jones And The Sex Pistols. McLarem expulsaWally, e Steve assume a guitarra, junto com a sua recém-trazida de Nova York, Les Paul branca.



Agora eles estão a procura de um novo  vocalista, mas que tivesse o cabelo curto, já que cabelo comprido era moda naquela época. Após vários convites rejeitados de Richard Hell do Telvision e audições frustradas incluindo a de Midre Ugre , três meses depois eles notam Jonh Lydon, um jovem de 19 anos, que assim como outros jovens da sua idade costumavam dar um tempo na King’s Road (outra loja). Jonh vestia uma camisa com “II Hate Pink Floyd (Eu Odeio Pink Floyd)”  escrito e furos nos olhos dos integrantes, o seu cabelo na época estava curto e verde.

McLare convida Jonh para ir á um bar á noite conhecer Steve e Paul. Quando o bar fechou, eles foram para a Too Fast Too Live, Too Young To Die, qual agora já havia mudado de nome e se chamava SEX e estava focada numa "anti-moda" qual incluía vestimentas de borracha, glamour e atuação. Lá eles pedem para Lydon cantar junto ao junto á uma jukebox "I'm Eighteen" do Alice Cooper.

Mas Lydon não sabia cantar, então começa a fazer mimicas da música, palpites e dancinhas estranhas, os integrantes da banda caem na risada. E assim é a entrada do vocalista John Lydon, ou "Johnny Rotten", como ele ficou conhecido, apelido que ganhou de Jones, devido a sua má higiene bucal.



Em setembro do mesmo ano, McLare ajuda a banda a alugar um local de ensaio, já que estavam praticando em bares. Paul considera deixar a banda, pois já tinha um emprego de tempo integral e não queria larga-lo, e também implicava que Jones era "muito velho" para ser o guitarrista solo da banda.

A banda começa a procurar um guitarrista prodígio com um visual não pior do que o de Jhonny Thunders do New York Dolls e que tivesse no máximo 20 anos, vária pessoas fazem a audição, mas só Steve New era o único que conseguia alcança a atitude de Jones, mas Jones vai melhorando o seu som e New sai da banda um mês após entrar nela.

A banda começa a procurar um novo nome. Le Bomb, Subterraneas, The Damned, Beyound, Teenage Novel, Kid Gladlove e Crème Lá Crème, essas são alguns nomes sugeridos, mas o grupo acaba ficando com o nome Sex Pistols mesmo, que seria uma abreviação do antigo.

Em novembro de 1975, a banda se apresenta pela primeira vez com a nova formação ao lado da banda de Pub Rock, Bazooka Joe, que termina em briga entre o Sex Pistols e o Bazooka Joe, já que o Bazooka desconectou o amplificador antes mesmo

Era outubro de 1976, a banda conseguiu um contrato com a gravadora EMI e um mês depois a banda lança o single "Anarchy In The U.K", aonde Rotten manda umas verdades certeiras. Anarchy In The U.K, faz até um certo sucesso, porém os Pistols eram apenas uns "fulanos", conhecidos apenas aonde sugiram, até o programa "Today"...

Era 01 de dezembro de 1976, a banda aparece na TV pela primeira vez, um programa chamado "Today", apresentado na época por Bill Grundy, aonde reunia os Pistols, Siouxsie & The Banshees e outros punks da época na Inglaterra, com a audiência de 2 milhões de telespectadores, em certo momento, as palavras "Fuck off" (Foda-se) são ditas pela primeira vez na história na TV ao vivo, por Jhonny Rotten, e no dia seguinte,  com a manchete"A sujeira e a fúria!" , os Pistols foram parar no jornal.

A partir daí 10.000 cópias de Anarchy In The U.K foram vendidas diariamente, porém em janeiro de 1977, eles foram expulsos da E.M.I.

Johnny Rotten e Glen Matlock nunca se deram bem, mas em fevereiro de 1977 as brigas pioram e ele é expulso da banda.

Depois da saída de Glen Matlock, Jhonny convida o seu melhor amigo para assumir o seu lugar: John Ritchie ou também conhecido como Sid Vicious.



Sid não sabia tocar baixo, e estava chapado maior parte do tempo, porém Sid tinha uma boa performance no palco, se tornando o maior símbolo do Punk Rock.

A banda assina com a A&M Records, e aproveitando que a rainha Elisabeth II completava 25 anos de poder na Inglaterra, eles lançam "God Save the Queen", uma boa dose de sarcasmo misturado a um ar de revolta usado para reclamar sobre todos os problemas que a Inglaterra passava na época. A banda mais uma vez é expulsa de uma gravadora.

Em maio de 1977,a gravadora Virgin contrata os Sex Pistols, e em novembro de 1977, a banda lança o seu primeiro e único álbum chamado "Never Mind the Bollocks, Here's Sex Pistols", que continha
letras anarquistas acompanhadas de uma melodia incrível, deixando bem claro que eles são apenas uma grande banda com um vocalista que "não sabe cantar"e um baixista que não sabe tocar o instrumento, e não uns montados de mídia.


A banda vai para o Estados Unidos fazer uma miniturnê, pois o disco além de ser uma febre na Inglaterra também era sucesso entre alguns nova-iorquinos.

No dia 14 de janeiro, a banda realiza o seu último show numa platéia de aproximadamente 5.500 pessoas, em São Francisco.

No dia 18 de janeiro de 1978, no restaurante do hotel onde estavam hospedados em São Francisco, Paul Cook e Steve Jones dizem que querem acabar com a banda e McLare pensa o mesmo, Johnny ainda não acreditando no que ouvia, sobe até o quarto de McLare, onde o empresário confirma tudo, o expulsa da banda e ainda o acusa do fracasso de vários projetos do grupo. A esta altura Sid está internado no hospital por uma overdose de drogas.

Em fevereiro de 1979, o baixista Sid Vicious é encontrado morto no banheiro da casa da sua mãe, após a festa em comemoração dele ter saído da cadeia, como suspeito de assassinar sua esposa.

Mesmo após o fim da banda, "The Great Roc N' Roll Swindle" em 1979 lançado e como despedida.


Além de claro, ocorre outros lançamentos...
Apesar do fim da banda, em 2007 ainda ocorre uma turnê em comemoração dos 30 anos de Never Mind Bollocks Here's Sex Pistols e relançar o mesmo, em 2008 tocaram num festival em Portugal e em 2012 ainda são lançadas duas edições deste álbum.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário